Esporte

Tendo o esporte como um de seus focos de ação, o objetivo do IGK nesta área é usar a prática esportiva como forma de desenvolvimento, educação e inclusão de crianças e adolescentes de camadas menos favorecidas à sociedade. “A questão não é a falta de potencial mas, sim, viabilizar que as pessoas tenham condições de acesso ao esporte” afirma Alice Kuerten.

Através dos espaços educativos complementares à escola o IGK pretende contribuir para a formação pessoal e social de crianças e adolescentes, bem como, para o futuro do país.

O IGK acredita, que para um trabalho integral com crianças e adolescentes, não podemos implementar o esporte apenas como habilidade física e recreativa, devemos acrescentar-lhe a função educacional, incluindo elementos culturais, sociais, comunitários e afetivos. Além disso, o esporte está sendo visto hoje como um processo de sucesso na busca da inclusão social, contribuindo com o desenvolvimento físico e motor, identificando responsabilidade, autoconfiança e integração no trabalho em grupo.

Para o IGK, o importante é que o esporte não seja abordado somente pelo lado competitivo. “O tênis, por exemplo, ajuda a criança a desenvolver a concentração, o respeito ao colega, ao professor, a ser disciplinada, tudo isso mesmo sendo um esporte individual. O esporte tem que ser um complemento do estudo”, afirma Rafael Kuerten.