Programa Campeões da Vida

O objetivo do programa é promover, através de ações educacionais e esportivas, o desenvolvimento pessoal e social, de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de uma visão mais ampla da realidade em que estão inseridos, na busca do exercício pleno de sua cidadania

O Programa de Esporte e Educação Campeões da Vida é realizado desde 2002.

Os sete núcleos (Saco Grande, Itacorubi, Canasvieiras, Biguaçu, São José, Palhoça e Campos Novos) atendem 700 crianças e adolescentes duas vezes por semana e 20 pessoas com deficiência da COEPAD (Cooperativa de Pais e Amigos da Pessoa com Deficiência) uma vez por semana.

Em todos os dias de atendimento, as atividades são desenvolvidas nas oficinas de tênis, esportes complementares e culturais, em um trabalho interdisciplinar com as áreas de Educação Física,  Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

O Programa é orientado por um tema pedagógico anual e embasado teoricamente pelos 4 pilares da educação (Relatório Jacques Delors de 1995- UNESCO).

Os núcleos ocupam os espaços da comunidade (clubes, escolas, universidades e associações) que estão ociosos durante o dia.

IMG_7570

Núcleos Programa Campeões da Vida

Canasvieiras

Público-alvo

Atende 100 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, estudantes da Escola Municipal Herondina Medeiros Zeferino e da Escola Virgílio Várzea, na cidade de Florianópolis.

Itacorubi

Público-alvo

Atende 100 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, estudantes das escolas públicas do Bairro Itacorubi, na cidade de Florianópolis.

Saco Grande

Público-alvo

Atende 100 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, que estudam na escola pública do bairro, na cidade de Florianópolis.

Biguaçu

Público-alvo

Atende 100 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, estudantes da Escola Estadual José Brasilício, na cidade de Biguaçu.

Palhoça

Público-alvo

Atende 100 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, estudantes das escolas públicas dos Bairros próximos à Pedra Branca de Palhoça.

São José

Público-alvo

As atividades do núcleo acontecem no Bairro Sertão do Imaruí atende 100 crianças e adolescentes  de 7 a 15 anos da Escola Estadual José Martins Zimmerman na cidade de São José.

Campos Novos

Público-alvo

Atende 100 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos que estudam na Escola Pública Waldemar Rupp, na cidade de Campos Novos.

Eventos do Programa

Encontro de integração dos núcleos esportivos do IGK

O principal objetivo deste evento é reunir e integrar as crianças e adolescentes participantes dos projetos esportivos do IGK, proporcionando um dia repleto de atividades esportivas, recreativas e culturais. Iniciado em 2004, o Encontro de Integração será realizado anualmente, configurando-se em um evento periódico do Instituto.

O Encontrão, como é chamado carinhosamente pelas crianças, é realizado sempre em outubro em comemoração ao Dia das Crianças. Devido à expectativa do encontro, os educandos motivam-se desde o início do ano a elaborarem apresentações para o dia. Assim, os projetos trocam experiências e vivências, sendo que o mais importante são as amizades que se consolidam.

Torneio Internúcleos IGK de tênis

O Torneio Internúcleos de Tênis do IGK tem como objetivo proporcionar a vivência de um torneio de tênis aos educandos dos projetos esportivos. A intenção é realizar o torneio anualmente, já que essa estratégia motiva as crianças e adolescentes, uma vez que auxiliam os educadores na organização das seletivas para o torneio e têm a chance de demonstrar suas habilidades no tênis.

Essa competição é organizada observando as mesmas regras de um campeonato profissional, para que os educandos experimentem a realidade e a dificuldade da prática de um esporte de alto rendimento. Atrelado ao fator competitivo, o torneio do IGK preocupa-se em ressaltar a cooperação e o respeito como habilidades indispensáveis na prática de qualquer esporte. É realizado no mês de agosto nas quadras de tênis da Federação Catarinense de Tênis.

IGKteca: Cultura e interatividade para os educandos

Incentivar o hábito da leitura é um dos principais objetivos da IGKteca, biblioteca itinerante do IGK que em 2011 foi ampliada com a aquisição de um novo veículo, o que permitiu oferecer aos educandos que frequentam os núcleos, mais de 3.000 livros. Além do incremento do acervo, o veículo adaptado dispõe também de equipamentos de informática e multimídia para garantir às crianças e adolescentes o acesso à informação e à tecnologia.

Atualmente, a IGKteca Biblioteca e Multimídia Itinerante atende com as oficinas literárias e de informática 600 educandos dos núcleos do Programa de Esporte e Educação Campeões da Vida, além da promoção e participação em eventos culturais no Estado de Santa Catarina. A intenção de integrar a tecnologia às demais oficinas do Programa é de proporcionar aos educandos e suas famílias a acessibilidade aos novos meios de informação. Mais do que apresentar a “tecnologia pela tecnologia”, pretende-se associar o tecnológico ao pedagógico, inserir os sistemas de informação ao processo de aprendizagem.

A IGKteca percorre um roteiro que beneficia toda a comunidade dos educandos em três bairros de Florianópolis, Saco Grande, Itacorubi e Canasvieiras, Palhoça, Biguaçu e São José e ainda visita anualmente o núcleo sediado em Campos Novos e participa de eventos culturais em Florianópolis. Uma ideia que garante cultura, educação e inclusão digital para o público atendido pelo IGK.

Atividades extras: Oficinas de Violino e Violão

Para ampliar ainda mais as ações do Programa Campeões da Vida, em 2015 iniciou-se a execução de oficinas de Violino e de Violão. A música tem um papel importante na formação, pois desenvolve a mente humana e pode proporcionar um estado de bem-estar, facilitando a concentração e o raciocínio. Algumas pesquisas também revelam que crianças e adolescentes ao terem contato com a música, passam a ter um melhor desempenho escolar porque ela treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.

Atividades extras: Grupo de Dança IGKDance

Desde 2003 são desenvolvidas oficinas de dança no Programa Campeões da Vida, mas em 2012 constituiu‐se formalmente um Grupo de Dança, denominado IGKDance, composto por 20 crianças e adolescentes do Núcleo Itacorubi. Nas oficinas de dança são trabalhadas as habilidades de cada participante do grupo, bem como busca‐se desenvolver competências grupais, que são importantes não somente na dança, mas também para a vida cotidiana. Ao longo do ano são realizadas participações e apresentações em festivais de dança de Santa Catarina.